Auxílio Funeral
Benefício devido à família ou a terceiro que tenha custeado o funeral do servidor falecido em atividade ou aposentado.
Requisitos
Comprovação do falecimento do servidor e das despesas com o funeral.
Passo a Passo
- Entrar em contato com o Departamento de Aposentadoria, Pensões e Benefícios (DeAPB), em São Carlos, ou nos Departamentos de Gestão de Pessoas nos demais campi, para emissão de requerimento solicitando o Auxílio Funeral;
- Anexar a documentação necessária;
Documentos e Formulários
- Requerimento de Auxílio Funeral;
- Cópia da Certidão de Óbito do servidor;
- Cópia da Carteira de Identidade e do CPF do requerente;
- Cópia do comprovante da conta bancária do beneficiário em que conste o número da conta bancária, nome do banco e agência do requerente;
- Original da Nota Fiscal da funerária, nominal ao requerente, que comprove as despesas com o funeral;
- Cópia da Certidão de Casamento (se for o cônjuge que estiver solicitando o auxílio).
Informações Gerais
- O auxílio funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento a que o servidor faria jus se vivo fosse, no mês do falecimento;
- Consideram-se da família do servidor, além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam às suas expensas e constem do seu assentamento individual.
- Os irmãos não integram o núcleo familiar de servidores, portanto, o valor do auxílio está limitado ao dispêndio;
- Se o funeral for custeado por terceiro, este deverá apresentar Nota Fiscal referente à despesa com o funeral, pois neste caso, a indenização das despesas será no valor da Nota Fiscal, observado sempre o limite de uma remuneração ou provento.
Unidade Responsável
Departamento de Aposentadoria, Pensões e Benefícios (DeAPB)
Fundamentação Legal